Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 ás 17:20 - Por Ricardo Gouveia Com Informações do Blog do Magno
A candidata da oposição à Prefeitura de Iati, Maria Augusta, apresentou uma denúncia formal contra o atual prefeito, Tonho de Lula, e sua candidata à sucessão, Camila Souza, por suposto envolvimento em um esquema de compra de votos. A acusação alega o uso indevido de recursos públicos do Fundo Municipal de Educação para influenciar eleitores durante o período eleitoral.
Segundo a denúncia, em 29 de agosto de 2024, Tonho de Lula, acompanhado de Camila Souza, Marquinhos Tenório (candidato a vice-prefeito), e outros membros da administração, teria oferecido R$ 2 mil a um eleitor em troca de apoio político. A transação financeira teria sido realizada no dia seguinte, e a acusação sugere que o montante veio diretamente do Fundo Municipal de Educação, gerido por Marluze de Oliveira Ferro.
A situação ganhou ainda mais notoriedade quando o eleitor em questão foi fotografado ao lado de Bié do Catolé, candidato a vereador da oposição. Ao tomar conhecimento da imagem, o prefeito teria exigido a devolução do valor, que, segundo a denúncia, foi feito via Pix para a secretária de Cultura e Esportes de Iati, Edjane Maria de Santana.
Representada pelos advogados Paulo Fernando e Luiz Petribú, Maria Augusta entrou com uma ação judicial solicitando a cassação dos direitos políticos de Tonho de Lula, além de pedir a inelegibilidade do prefeito. A ação ainda busca a cassação da chapa de Camila Souza e Marquinhos Tenório, ampliando o impacto político dessa denúncia na campanha.
Essa acusação promete agitar ainda mais a corrida eleitoral em Iati, tornando o cenário político local incerto e acalorado enquanto a justiça eleitoral analisa o caso.

0 comentários:
Postar um comentário