Domingo, 22 de Setembro de 2024 ás 14:01 - Por Ricardo Gouveia
Neste domingo (22), durante a abertura da Cúpula do Futuro da ONU em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve seu discurso interrompido antes de ser concluído. Enquanto criticava as organizações internacionais e destacava a falta de representatividade do Sul Global, o microfone de Lula foi cortado, conforme as regras impostas pela presidência da Assembleia Geral.
Philémon Yang, presidente da Assembleia Geral da ONU, havia informado previamente que os chefes de Estado teriam apenas cinco minutos para discursar, e que qualquer fala além desse limite resultaria no corte do áudio. Além de Lula, os representantes de Serra Leoa e Iêmen, que discursaram antes dele, também enfrentaram a mesma situação.
Durante sua fala, Lula fez críticas contundentes à governança global, chamando a atenção para a necessidade de "transformações estruturais" nas instituições multilaterais. Segundo ele, muitos órgãos internacionais não possuem autoridade suficiente para implementar suas decisões. "A Assembleia Geral perdeu sua vitalidade, e o Conselho Econômico e Social foi esvaziado", afirmou. O presidente brasileiro ainda destacou as limitações do Conselho de Segurança da ONU, mencionando a crise da governança global diante da pandemia, conflitos armados e a mudança climática.
Fonte: CNN
0 comentários:
Postar um comentário